Os livros da minha infância 
 
 
 
   
A Menina do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen

O Colégio das Quatro Torres, Enid Blyton

A Ilha Misteriosa e A Volta ao Mundo em Oitenta Dias, Júlio Verne

Biografias resumidas de grandes homens (Péricles, Galileu, Beethoven, etc.)

Série 15 da Verbo

As Aventuras de João Sem Medo, José Gomes Ferreira

Pilhas de Astérix, Alix, Michel Vaillant, Blake e Mortimer

Um volume sobre piratas e corsários comprado na Feira do Livro, lá pelos começos da década de 80 (não me lembro do autor nem da editora; era de capa dura, com belas ilustrações […]

Atlas e enciclopédias


José Mário Silva


Nasceu em Paris (1972), o que permitiu aos seus pais dispensarem o serviço da cegonha, mas não, dois anos depois, o de um oscilante Citroën em atribulado regresso à pátria (liberta uma semana antes pelo «dia inicial inteiro e limpo» de que falou Sophia). Muitos anos mais tarde, licenciou-se em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, uma espécie de manobra de diversão (nem sempre divertida), porque na verdade o que lhe interessava mesmo (e ainda interessa) é escrever. No jornalismo, fez quase de tudo e não se cansou da atmosfera única das redacções. Hoje, é coordenador das páginas de Livros e crítico literário do semanário Expresso, além de colaborador da revista Ler.
As portas abertas


Lembro-me como se fosse hoje. Após meses de aprendizagem, associando primeiro sons e letras, depois sílabas umas às outras, depois palavras inteiras (com a lentidão arrastada de quem soletra), houve um momento em que comecei a ler de seguida, sem tropeços, sem hesitações.
Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação