Arquivo de notícias 
 
 
 
   
   
17-11-2010
Literatura Infantil e Mundo Globalizado – Colóquio Internacional

O CIFPEC (Centro de Investigação em Formação de Profissionais de Educação da Criança) prepara um COLÓQUIO INTERNACIONAL subordinado ao tema LITERATURA INFANTIL E MUNDO GLOBALIZADO. A organização aceita propostas de comunicação relacionadas com o tema do encontro até dia 15 de Dezembro. O evento ocorre a 29 de Janeiro, no Auditório do Centro Multimédia do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga). Mais informações
02-11-2010
Encontros Luso-Galaicos-Franceses LIJ 2010

Os 16.os ENCONTROS LUSO-GALAICO-FRANCESES DO LIVRO INFANTIL E JUVENIL, este ano subordinados ao tema «Para maiores de 12: Tendências da Literatura Juvenil», voltam ao Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, nos dias 12 e 13 de Novembro. A inscrição tem um custo de 25 euros (20 para os estudantes). Para mais informações, contacte bib.agarrett@cm-porto.pt ou 226081000.
02-11-2010
Outubro 2010

Em Outubro, a Casa recebeu 35 novos livros: oito divididos pelos quatro «Mochos», dez Livros de Outras Casas do Mundo, três Livros de Casas Lusófonas e catorze obras na Bibliografia do ABZ. Focámos, entre outros assuntos, a obra de Álvaro Magalhães e algumas especificidades da literatura infantil, tais como a ilustração e o diálogo entre as diversas componentes dos álbuns, em quatro novas Orientações Teóricas e com outras tantas Práticas abordámos temas como os afectos, as origens e a reprodução. Reservámos lugar para as primeiras leituras de uma personalidade nos Livros da Minha Infância e relembrámos a importância e a generosidade das árvores num novo Tema.
22-10-2010
Eterna Biblioteca

A ETERNA BIBLIOTECA, «Encontro de Professores e Educadores do Concelho de Sintra sobre Bibliotecas Escolares, conhece a sua 8.ª edição nos dias 5 e 6 de Novembro, no Palácio de Valenças. Para além de conferências, mesas redondas e ateliês, o evento inclui a apresentação de LIVRO, de José Luís Peixoto, a 5 de Novembro, na Quinta da Regaleira.
O programa compreende, entre outras coisas, algumas performances musicais e teatrais, um painel que terá no centro da discussão as bibliotecas escolares e as histórias; uma mesa-redonda sobre a leitura e o livro e a passagem do suporte manuscrito para o digital, bem como oito ateliês (cada inscrito deve escolher dois de entre estes) sobre temas tão diversos como a ilustração, a escrita e o tratamento documental. Entre os participantes e/ou dinamizadores das sessões do Encontro estão o escritor António Torrado e a ilustradora Danuta Wojciechowska. As inscrições decorrem até 3 de Novembro. Mais informações.
19-10-2010
Curso de Literatura Infantil por Carla Maia de Almeida

A Booktailors estreia em Novembro um CURSO DE LITERATURA INFANTIL leccionado por Carla Maia de Almeida. Esta formação debruçar-se-á sobre as especificidades do álbum para a infância, dando especial foco à parte literária, mas estudando também os outros elementos que o compõem, como a ilustração. Promover-se-á a discussão sobre numerosos títulos, bem como sobre aspectos da tradução destes livros. Com um total de 18 horas de formação, repartidas por 6 sessões (dias 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de Novembro), o curso tem um custo de 225 euros. Mais informações.
12-10-2010
Ondjaki premiado nos Jabuti 2010

A obra AVÓDEZANOVE E O SEGREDO DO SOVIÉTICO (Caminho, 2008), do escritor angolano ONDJAKI, foi a vencedora da edição de 2010 do Prémio Jabuti na categoria juvenil. Organizado pela Câmara Brasileira do Livro, este é um dos mais consagrados prémios literários brasileiros e é atribuído em 21 categorias. A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para 4 de Novembro, data em que serão divulgados o Livro do Ano de Ficção e o Livro do Ano de Não-Ficção, escolhidos de entre os vencedores de cada categoria. Mais informações.
12-10-2010
Best European Schoolbook Award para Viagens, da Texto

VIAGENS é o manual de Geografia para o 9º ano vencedor do primeiro prémio da categoria «Secondary School» dos BEST EUROPEAN SCHOOLBOOK AWARDS, anunciados recentemente na Feira do Livro de Frankfurt. O livro, concebido por Arinda Rodrigues e João Coelho e com revisão científica de José Manuel Simões, está publicado pela Texto Editores, que é agraciada com um destes prémios pelo terceiro ano consecutivo. Mais informações.
12-10-2010
Colóquio «Leitura: Investigação & Ensino»

O COLÓQUIO LEITURA: INVESTIGAÇÃO & ENSINO, organizado pelo Laboratório de Psicolinguística da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, acontece a 18 e 19 de Outubro, no Anfiteatro III da dita Faculdade. Especialistas portugueses e estrangeiros reunir-se-ão em conferências e mesas redondas para discutir estudos psicolinguísticos, bem como a avaliação, a aprendizagem e as perturbações da leitura, entre outros temas.

O Colóquio procura ser um espaço de diálogo, que reúna «condições para a apresentação e discussão do trabalho sobre Leitura e para o estabelecimento de relações de colaboração científica e tecnológica entre equipas».

O «eixo estruturador» das conferências e mesas redondas constantes no programa são «os estudos psicolinguísticos e neurolinguísticos, assim como as respectivas implicações para o ensino e a intervenção clínica». Para além de numerosos oradores e moderadores portugueses, ligados às áreas do ensino, da saúde e da psicologia (entre os quais Fernanda Leopoldina Viana, colaboradora da Casa da Leitura), o Colóquio conta ainda com as participações de Charles Perfetti, das University of Pittsburgh; José Morais, da Université Libre de Bruxelles, e Laurent Cohen, do Hôpital de la Salpêtrière.

O custo da inscrição é de 30 euros para estudantes, 45 euros para professores da FLUL e membros do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa e 60 euros para o restante público. Mais informações.
01-10-2010
Setembro 2010

Em Setembro, a Casa acolheu 33 novas obras: 16 repartidas pelos quatro «Mochos», oito Livros de Outras Casas do Mundo, quatro Livros de Casas Lusófonas e cinco títulos na Bibliografia do ABZ. Mostrámos formas de trabalhar temas como os afectos, a família e a sexualidade em três novas Práticas e com outras tantas Orientações Teóricas viajámos pelos álbuns de literatura infantil, por um lado, e focámos as dificuldades de leitura, por outro. Conhecemos os livros que marcaram a infância de Cristina Sampaio nos Livros da Minha Infância e relembrámos a obra da Matilde Rosa Araújo, num dossier, em Vidas e Obras.
27-09-2010
Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância

O CAVALINHO DE PAU DO MENINO JESUS E OUTROS CONTOS DE NATAL, escrito por Manuel António Pina e ilustrado por Inês do Carmo (Porto Editora), venceu a segunda edição do Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, atribuído bianualmente. Foram submetidas a concurso, no total, 205 obras (publicadas entre 2008 e 2009), estando a decisão a cargo de um júri composto por três elementos ligados às áreas da educação e da literatura infantil: Lúcia Santos, Rui Marques Veloso e António Modesto. O prémio tem um valor de 5000 euros. A cerimónia de entrega decorrerá na Casa Museu Bissaya Barreto (Coimbra), em data a definir. Mais informações.
« anterior    [ 11 - 20 ] de 204     próxima »
Pesquisa Global

Leia antes de usar
Quem somos
Perguntas Freq.
Glossário
Mapa do sítio
Links
 
2007 © Fundação Calouste Gulbenkian : contacto    |    Engineered by Magnete    |    Design Santa Comunicação